Capa
Crítica e curadoria dentro e fora do eixo: operação resistência
descrição
"Conheci Ana Avelar por ocasião do Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte da Universidade de Brasília, quando fui uma das alunas voluntárias para organizar o evento. Ainda no meio acadêmico, a preocupação de Ana sempre esteve direcionada à conciliação entre teoria e prática, de tal forma a nos proporcionar um contato com a história da arte dentro e fora da sala de aula. Para além das disciplinas, pude participar de seu grupo de estudos em história e crítica de arte brasileira, junto a alunos e alunas da graduação. Às discussões sobre as leituras, intercalavam-se visitas a exposições e ateliês de artistas da cidade. Na Casa da Cultura da América Latina – CAL/UnB, sob sua curadoria desde 2016 à qual se somou a Casa Niemeyer mais recentemente, alunos e alunas atuavam – e ainda atuam – diretamente na produção de exposições e residências artísticas. A articulação destas atividades nos ofereceu um horizonte contra o engessamento e até mesmo certa solitude intelectual com que, não raro, nos deparamos ao longo da graduação e da pós. Desses convívios, derivaram minha primeira iniciação científica e curadoria, ambas sob sua orientação, além de trabalhar como sua assistente em outras mostras. As experiências com práticas curatoriais abriram ainda caminho para que desenvolvesse meu projeto de pesquisa e ingressasse na pós-graduação." – Marcella Imparato